segunda-feira, 16 de dezembro de 2019


Não procure o sucesso

Em tempos de mídias sociais, o apelo à mania de aparentar sucesso e felicidade, que muitas vezes não correspondem com a realidade, pode nos levar a uma armadilha, a um sofrimento de consequências preocupantes. Proponho uma reflexão sobre o sucesso a partir de um ensinamento de Viktor Frankl, psiquiatra, fundador da Logoterapia, sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz.

Viktor Frankl foi o prisioneiro n.º 119.104 dos campos de concentração nazistas. No seu livro Em busca de sentido, Frankl traz um ensaio sobre a psicologia dos prisioneiros e o que os levava a, diante de tantas atrocidades, buscarem um sentido para a sua existência e para permanecerem vivos.

No prefácio da edição de 1984, Frakl esclarece que jamais desejou que sua obra se tornasse uma best-seller. Na verdade, o fato de um livro como esse se tornar um sucesso de vendas era, segundo ele, uma expressão da miséria dos nossos tempos, mostrando o quanto as pessoas estão ávidas em encontrar um sentido na vida.

O autor declara que aspirava, inicialmente, escrever o livro sem identificar sua autoria, deixando-o apenas como um legado à humanidade, como um testemunho de um psicólogo que foi prisioneiro dos campos de concentração e investigou a busca do homem pelo sentido na vida.

Entre outros livros escritos por Frankl, justo esse, que poderia ser um relato anônimo, tornou-se um grande sucesso, graças ao enorme legado que ele traz à humanidade, expondo não a fraqueza, mas a força da vida diante dos piores obstáculos.

Frankl então, ensina a seus alunos uma lição tirada de um best-seller involuntário:

"Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior do que a pessoa (...). A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que a sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo - estou dizendo: a longo prazo! - o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele".

Faz sentido para você?

Vale a pena fazer essa reflexão!




domingo, 15 de setembro de 2019





Ser avô 
No sábado, logo cedo, recebi uma ligação da minha netinha de 2 anos.
Ainda ouvi a parte que ela pedia para a mãe:
- Liga, mamãe, pra vovô Fávo!
E conversamos via tecnologia Whatsapp.
À tarde, fui em sua casa dar um forte e aconchegante abraço.
E, ao brincar com a netinha, sendo hoje um vovô coruja, lembrei-me com muita saudade do abraço doce e aconchegante de minha vovó Bathan, Dona Kiri, que tinha o abraço mais confortável que eu já conheci.
Veja, Bathan, hoje eu também sou avô.
E, quando abraço a minha netinha, sinto o quanto você me amava, 5 décadas atrás, Bathan!
Muita honra e respeito em ser seu neto!
Que saudade!
Como ligar pra Bathan e receber seu abraço?
Via tecnologia do amor sincero e da oração, que transcendem o tempo e o espaço.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Hábitos de Alta Performance

"Seja lá o que tenha tentado fazer na vida, tentei, com todo o meu coração, fazê-lo bem; seja lá a que tenha me dedicado, dediquei-me completamente." 
Charles Dickens - Romancista Inglês

Quais dos seus hábitos impulsionam você a alcançar uma performance além da média, de forma consistente e no longo prazo?
Fazer uma reflexão sincera sobre os hábitos é uma tarefa desconfortável e incômoda.
Mas é justamente a partir desse desconforto que você vai gerar um movimento interno de mudança, rumo à melhoria da performance.

De acordo com pesquisas de Alta Performance, citadas por Brendon Burchard em sua obra O Poder da Alta Performance, há 6 hábitos indispensáveis para quem busca alcançar resultados extraordinários.
São eles:
- Ter clareza
- Gerar energia
- Encontrar a necessidade
- Produtividade
- Influência
- Coragem.



Nos vídeos do meu canal, apresento reflexões acerca desses hábitos.
Confira clicando aqui .




segunda-feira, 24 de junho de 2019


一期一会
Ichigo - Ichie

provérbio japonês que pode ser compreendido como
Uma vez - Um encontro
Neste momento, uma oportunidade
Cada instante é um momento precioso

Ao conversar com mamãe, Yu Hiramine, sobre a sabedoria do provérbio japonês Ichigo - Ichie, apreciei a riqueza do momento único e profundamente significativo vivido ali.
Efêmero e eterno ao mesmo tempo.
Não estudamos sobre o  Ichigo - Ichie, mamãe!
Vivemos o  Ichigo - Ichie!
Ouvi-la transmitir seu saber com tamanha simplicidade é como apreciar uma tempestade de pétalas de sakurá  (sakurafubuki).
Espetacular!
Amor infinito!

Compartilho uma reflexão extraída do livro de Miralles e García.
Vale a leitura!





segunda-feira, 20 de maio de 2019


Bodas de Pérola
Pérolas representam muito bem os 30 anos de vida, desde que, em maio de 1989, dissemos sim ao propósito de construir um sonho juntos.
Pérolas representam a preciosidade dessa história.
Pérolas simbolizam a resiliência, a capacidade de refazer sonhos, superando as adversidades.
E quantas vezes refizemos os sonhos, com fé, perseverança e, acima de tudo, muito amor!
Na alegria e na tristeza.
Na saúde e na doença.
Na riqueza e na pobreza.
Como sou grato a Deus, Yêda, por sermos pérola!

  IKIGAI Virou moda os coaches recorrerem a essa expressão japonesa para falar sobre o propósito e vida.  Há, na internet, muitos vídeos que...