domingo, 11 de março de 2018

Missão de Vida


Amar é a minha missão de vida. Dar o melhor de mim às pessoas ao meu redor, contribuindo para que desenvolvam plenamente seu potencial interno e sintam alegria de viver.
Ver e contemplar a natureza divina presente no interior de todas as pessoas, olhando-as com a alma, sem julgamentos, com empatia e afeto.
Acolher as pessoas no coração, com leveza e esperança. Com grandeza e desprendimento.
Exercer a liderança luminosa no lar, no trabalho e nas atividades religiosas e sociais, influenciando positivamente a atmosfera de cada um desses ambientes, de modo que todos possamos compartilhar bons sentimentos, auxiliando-nos mutuamente na construção de um mundo melhor.
Ser um filho de quem meus pais possam se orgulhar, reverenciando-os e honrando o legado que recebi deles. Ser um marido leal e profundo na manifestação do amor. Estar sempre ao lado da minha mulher no seu aprimoramento pessoal e profissional. Ser um pai presente de corpo e alma, amando e educando meus filhos e netos com a sabedoria de Deus e as linguagens do amor. Ser um irmão parceiro e fraternal, presente na vida dos meus irmãos. Ser um colega de trabalho amigo, que se importa com a felicidade e realização de cada um dos colegas.
Retribuir a Deus o dom e os talentos que recebi, oferecendo ao Universo um trabalho primoroso, dedicando-me e desenvolvendo-me como gestor público, como orientador espiritual e como coach.
Flávio Koji Hiramine

sábado, 10 de março de 2018

A formação como Professional & Self Coach



Participar da formação do curso Professional & Self Coach - PSC, em novembro do ano passado, a convite do MPF, juntamente com mais 50 colegas de todo o Brasil, foi um daqueles momentos em que a nossa vida dá uma guinada inesperada, e, neste caso, fazendo uma curva exponencial ascendente, para o alto, bem alto.

Tanto o período de estudos a distância, que antecedeu a imersão presencial, como a semana de intensas atividades presenciais em Brasília-DF, bem como o peer coaching e as pesquisas para o trabalho de conclusão de curso, foram etapas que me convidaram a uma autorreflexão profunda, a um mergulho no meu eu interior, encontrando a minha essência humana, com suas sombras e sua luz, honrando e respeitando a minha própria história. Memórias luminosas das diferentes fases da vida vieram à tona, preenchendo minha alma de profundo sentimento de gratidão. Memórias difíceis do passado foram ressignificadas, mostrando sua essência de luz, sua intenção positiva por trás do emaranhado de sombras. Nessa mescla de luz e sombra, nesse diálogo interno entre os selfs 1 e 2, nesse transe conversacional, na dualidade e unidade entre o consciente e inconsciente, uma mudança interna muito intensa aconteceu.

As perguntas do processo de coaching me ajudaram refletir se, de fato, estou escrevendo a minha própria história, como protagonista de meu enredo, como alguém que tem consciência de seu propósito de vida, sua missão, ou se apenas estou vivendo por viver, de uma forma simplesmente reativa. Viver com plenitude e intensidade é muito mais do que viver para não perder. Viver de verdade é viver para ganhar, ou seja, para cumprir uma missão, deixar um legado, viver para oferecer ao Universo o que há de melhor dentro de nós, como retribuição pelo dom da vida que recebemos todos os dias.

Ao entrar em contato com a minha essência, minhas competências, meus talentos, meus matizes de luz e sombra, encontrei o caminho para o meu autoaprimoramento, a minha autoaceitação, aumentando significativamente a minha autoestima. Nem seria necessário registrar que, em decorrência desse processo de desenvolvimento, houve uma melhora na minha performance em vários aspectos da vida.

Agora sou um Professional & Self Coach.

Agora, que recebi tudo isso com mente fértil e grata, quero que essa semente possa produzir frutos no mundo ao meu redor. Quero multiplicar esses conhecimentos, ou, melhor dizendo, essas competências adquiridas e despertadas, para influenciar positivamente a vida das outras pessoas. Proponho-me a retribuir ao Universo essa bênção recebida, seja no dia a dia, no trabalho do MPF, seja em outros ambientes externos, auxiliando as pessoas a encontrarem dentro de si mesmas seus talentos e potenciais infinitos, contribuindo para que cresçam, que mudem seu modelo mental, que se permitam superar crenças limitantes, ressignificar suas sombras e manifestar sua essência de luz.

  IKIGAI Virou moda os coaches recorrerem a essa expressão japonesa para falar sobre o propósito e vida.  Há, na internet, muitos vídeos que...