quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

"Vossos filhos não são vossos filhos..."


As sábias palavras do poeta libanês Gibran Khalil Gibran sobre nossos filhos nos faz refletir acerca impermanência da nossa vida terrena, tão fugaz e, ao mesmo tempo, tão profunda de significado. O legado de amor que deixamos para os nossos filhos é, sem dúvida, um registro indelével que enche de sentido a nossa passagem por aqui. 

Como diz o poeta, nós somos o arco encurvado. Nossos filhos, as flechas que voam rápidas e para longe. 

O arqueiro? Não tenho dúvidas! É Deus, no seu infinito e insondável amor!

Vossos filhos não são vossos filhos...

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.

Khalil Gibran

Veja este vídeo que Yêda e eu gravamos sobre o tema

sexta-feira, 9 de outubro de 2020


Café Executivo

Independentemente da profissão, muitas pessoas têm passado por enormes desafios diante das mudanças de cenário impostas pela pandemia da Covid-19. A nova realidade, que vem sendo chamada de "novo normal", exige de todos nós muita resiliência, criatividade e capacidade de superação. Precisamos ter a coragem de nos reinventar a cada dia, descobrindo novos meios de nos relacionar com as pessoas e com o trabalho.

Exercitar a serenidade, a meditação, a respiração e a ativação, com mais intensidade, do hemisfério criativo e intuitivo do nosso cérebro podem, sem dúvida, nos ajudar muito nessa jornada desafiadora.  Além disso, é indispensável assumirmos um mindset (uma mentalidade) de crescimento, de quem está disposto a aprender e crescer em meio às provações da atual crise.

Um dia de trabalho em ambiente de home office, harmonizando afazeres profissionais e familiares, pode ser mais produtivo e gratificante se soubermos liderar a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor por meio de verdadeiras conexões, exercitando uma escuta ativa e uma empatia genuína.

Pensando nisso, Yêda Hiramine e eu estamos gravando vídeos curtos (de 5 a 10 minutos), que chamamos de CAFÉ EXECUTIVO, com o propósito de oferecer aos interessados uma oportunidade de refletir e buscar insights (inspirações) voltadas para um trabalho mais produtivo e repleto de significado. 

Acesse o nosso canal no Youtube por este link: Café Executivo








quinta-feira, 16 de abril de 2020


Café com Yoga



Em tempos de distanciamento social, não basta "sobreviver", mas sim "viver com plenitude".

Neste momento de crise, o nosso olhar e a nossa preocupação voltam-se à saúde emocional das pessoas idosas, hoje classificadas como integrantes do “grupo de risco”. 

Provavelmente, essas pessoas são as mais propensas a sentirem medo, tédio, solidão e ansiedade, pois, para elas, a ida para uma aula de yoga, de dança, de ginástica ou para a igreja é uma atividade extremamente importante, que dá sentido à vida, permitindo não só “sobreviver” a cada dia, mas, acima de tudo, “viver” com plenitude, com qualidade de vida.

Diante do desafio a que todos nós estamos expostos, precisamos nos reinventar e, acima de tudo, ser mais solidários e compassivos para com os outros.

É indispensável, também, que cada pessoa procure reorganizar suas rotinas de forma saudável,  mesmo em confinamento, reservando um momento para cuidar de si, de sua qualidade de vida, de sua saúde física e emocional.

Pensando nisso, transformamos a sala de nossa casa em estúdio de gravação para disponibilizar, diariamente, de segunda a sábado, um momento de reflexão sobre a qualidade de vida além de compartilhar exercícios de yoga. As atividade de yoga são conduzidos pela psicóloga e professora de yoga Yêda Hiramine. 

Os vídeos ficam disponíveis no meu canal do Youtube, conforme link abaixo.


Se você quiser participar do chat ao vivo, estamos à disposição, nas lives diárias às 9h30.





  IKIGAI Virou moda os coaches recorrerem a essa expressão japonesa para falar sobre o propósito e vida.  Há, na internet, muitos vídeos que...