segunda-feira, 16 de dezembro de 2019


Não procure o sucesso

Em tempos de mídias sociais, o apelo à mania de aparentar sucesso e felicidade, que muitas vezes não correspondem com a realidade, pode nos levar a uma armadilha, a um sofrimento de consequências preocupantes. Proponho uma reflexão sobre o sucesso a partir de um ensinamento de Viktor Frankl, psiquiatra, fundador da Logoterapia, sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz.

Viktor Frankl foi o prisioneiro n.º 119.104 dos campos de concentração nazistas. No seu livro Em busca de sentido, Frankl traz um ensaio sobre a psicologia dos prisioneiros e o que os levava a, diante de tantas atrocidades, buscarem um sentido para a sua existência e para permanecerem vivos.

No prefácio da edição de 1984, Frakl esclarece que jamais desejou que sua obra se tornasse uma best-seller. Na verdade, o fato de um livro como esse se tornar um sucesso de vendas era, segundo ele, uma expressão da miséria dos nossos tempos, mostrando o quanto as pessoas estão ávidas em encontrar um sentido na vida.

O autor declara que aspirava, inicialmente, escrever o livro sem identificar sua autoria, deixando-o apenas como um legado à humanidade, como um testemunho de um psicólogo que foi prisioneiro dos campos de concentração e investigou a busca do homem pelo sentido na vida.

Entre outros livros escritos por Frankl, justo esse, que poderia ser um relato anônimo, tornou-se um grande sucesso, graças ao enorme legado que ele traz à humanidade, expondo não a fraqueza, mas a força da vida diante dos piores obstáculos.

Frankl então, ensina a seus alunos uma lição tirada de um best-seller involuntário:

"Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior do que a pessoa (...). A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que a sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo - estou dizendo: a longo prazo! - o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele".

Faz sentido para você?

Vale a pena fazer essa reflexão!




  IKIGAI Virou moda os coaches recorrerem a essa expressão japonesa para falar sobre o propósito e vida.  Há, na internet, muitos vídeos que...